sábado, 21 de janeiro de 2012

O Centro Educacional Maria Imaculada
...desenvolve junto à população de Cardoso Moreira-RJ um trabalho visando atender as crianças, especialmente as mais necessitadas. Pelas estatísticas, sabemos que o nosso município está colocado numa posição de muita carência. Faltam empregos, investimentos, atenção dos poderes públicos para atenuar tal situação, infra-estrutura de má qualidade e com isso migração.
Está mais do que comprovado que a saída para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da qualidade de vida das pessoas e da sociedade passa pelo caminho da Educação. Neste sentido, que providencialmente criamos o CEMAI (Centro Educacional Maria Imaculada), para atender as aspirações e desenvolver as qualidades do povo cardosense, no caso, as crianças, futuro da nossa região. Isto tudo, com o excelente quadro de diretoras, professoras e auxiliares, com o apoio dos pais e da comunidade local.
Um povo com boa educação e formação inspira na tradição multissecular da Igreja Católica é a solução para a imensa crise de valores que abala nossas famílias e nossa sociedade.
Oportuno relatar o caso de uma ordem religiosa de freiras missionárias numa longínqua ilha da Polinésia, onde jazia miseravelmente na barbárie toda uma nação. Não sabendo o caminho a tomar para civilizar e melhorar as condições daquela população resolveram fundar uma escola. Ao cabo de pouco tempo a ilha estava mudada, o povo convertido a Fé Católica, eliminadas muitas doenças e misérias do corpo e da alma.
Não foi também o caso de nosso querido Brasil, que comemorou sua Independência? Para cá vieram os Jesuítas, Franciscanos, Capuchinhos e outras ordens religiosas que tiveram vital importância na criação, formação, educação e desenvolvimento de nossa Pátria.
... O Imperador Dom Pedro II esteve em Cardoso Moreira juntamente com a Princesa Izabel para a inauguração da estação ferroviária em 29 de novembro de 1878.
Relembrando um pouco do nosso passado e nossas tradições, Cardoso Moreira já passou por surtos de grande progresso, antes que a migração para os grandes centros ocorresse. Aqui havia enormes lavouras de café e cereais atendidas pela já legendária ferrovia, engenhos de açúcar, havia as barcas que desciam e subiam levando lentamente as mercadorias pelo outrora caudaloso Muriaé, grandes plantações de arroz se colhiam em fertilíssimas várzeas e as pastagens foram cobrindo nossas poéticas montanhas no início cobertas do pau-brasil e da densa mata atlântica. A própria matriz em honra de São José não será em homenagem ao José Cardoso Moreira, comendador do Império? Conveniente ressaltar o imenso sacrifício dos franciscanos que, por volta de 1672, catequizaram os índios locais, chamados Puris.
Num ato de civismo auguramos para nossa Pátria de dimensões continentais e para nosso município tão cheio de potencialidades um futuro grandioso e melhor. Temos procurado cumprir nosso dever e contribuir com nosso Centro Educacional para que este porvir se realize plenamente. Exatamente num momento de provação em nosso País , tomado por corrupções políticas, de crise de valores morais e crise religiosa sem precedentes. Como dizia o saudoso Pio XII, só com uma regeneração em Cristo se salvará a Humanidade desorientada e imersa em conflitos e guerras de toda ordem. Só o Brasil reencontrando o caminho da Cruz ostentada nas velas de Cabral, na educação e nas missões jesuíticas de um Nóbrega e um Anchieta, na epopéia dos Bandeirantes, na fidelidade de um Amador Bueno, na gloriosa Insurreição Pernambucana, berço da nacionalidade, no heroísmo de um Dom Vital, na bondade de uma Princesa Izabel, na santidade de um Frei Galvão ou na caridade de uma Santa Paulina, só assim, o Brasil alcançará sua plenitude e sua grandeza. Rezamos, lutemos e trabalhemos cada um a nossa parte. É o que o CEMAI se propõe.


Fragmentos do artigo: DESFILE DO CEMAI NO 07 DE SETEMBRO, do Revmo. Pe David Francisquini no jornal O MUNICIPALISTA ( 21 a 27 de setembro de 2005 – Ed. Nº. 106, pág. 07).

Um comentário: