sábado, 11 de julho de 2015

Preceito Pascal dos Alunos do CEMAI




As crianças do Centro Educacional Maria Imaculada, cumpriram o preceito pascal que manda comungar pela Páscoa da Ressurreição. Além da comunhão, todas as crianças foram atendidas em confissão. As fotos  ilustram o ato realizado nos dias 09 e 10 de julho. Houve uma missa no turno da tarde às 15:20 e outra no turno da manhã às 10:15. As outras crianças que não fizeram a primeira comunhão se confessaram para cumprir o segundo mandamento da Igreja. Abaixo a doutrina da Igreja que trata deste assunto, que explica  o segundo e o terceiro mandamentos da Igreja. Também o Pe Alci ajudou no atendimento das confissões.


Que nos ordena o segundo mandamento da Igreja?



O segundo mandamento da igreja nos ordena fazer boa confissão ao menos uma vez por ano.
Quem faz confissão sacrílega não cumpre este preceito.
Só é obrigado a confessar-se quem tem o uso da razão e cometeu pecado grave.
O tempo para a confissão anual não foi marcado pela Igreja; porém, como é lei comungar no tempo pascal, todo bom católico se confessará antes da comunhão pascal.
A confissão anual é o  mínimo prescrito pela Igreja. Convém confessar-se muitas vezes por ano, principalmente quando se teve a desgraça de cometer pecado mortal.
"Se dissermos que não temos nenhum pecado, enganamos a nós mesmos e a verdade não está em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados, Ele (Deus) é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e para puruficar de toda iniquidade" (1 Jo. 1, 8-9).

Que nos ordena o terceiro mandamento da Igreja?


O terceiro mandamento da Igreja nos ordena receber a sagrada comunhão ao menos uma vez a cada ano, durante o tempo pascal.
O tempo pascal no Brasil começa no dia 2 fevereiro, festa da Purificação de Nossa Senhora  e a Apresentação do Menino Jesus no Templo e termina no dia 16 de julho.
A obrigação do preceito pascal não cessa para aqueles que, por qualquer motivo, não o cumprirem dentro do prazo marcado.
O cumprimento do preceito pascal chama-se desobriga.
Quem comunga indignamente não cumpre o preceito pascal. Quem estiver impedido de ir à igreja durante todo o tempo pascal, deve chamar o pároco para fazer sua desobriga em casa.
"Eu sou o pão  vivo que desci do céu. Quem comer deste pão, viverá eternamente" (Jo. 6, 51).
Em perigo de morte, todo católico que tiver o uso da razão deve receber a sagrada comunhão (viático),confessando-se antes se estiver em pecado mortal.



É bom receber a sagrada comunhão mais vezes durante o ano?

Sim, é bom receber a sagrada comunhão muitas vezes, até diariamente.
Os que comungam apenas uma vez por ano, em geral levam vida pouco fervorosa e caem facilmente em pecado.
Para comungar diariamente ou frequentes vezes, não é necessária uma permissão especial, mas convém consultar ao próprio confessor ou pároco, para acompanhamento da vida espiritual.
Para evitar a rotina e a tibieza na comunhão frequente, deve-se cuidar muito de uma boa preparação e ação de graças. Antes não comungar do que comungar sem devoção ou apenas por hábito.
Para comunhão frutuosa, mesmo frequente e até diária a Igreja exige somente o estado de graça e a reta intenção.


(Trechos retirados do Catecismo da Doutrina Católica, editado pela Igreja do Imaculado Coração de Maria)







Um comentário: